Proposta Pedagógica
Princípios de nosso Modelo Pedagógico
O princípio fundamental da pedagogia do Centro Cultural Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face é a Vida da Graça e seu crescimento em cada família. Nesse sentido, todo o currículo e metodologia adotados estão apontados para um desenvolvimento intelectual e aperfeiçoamento da própria vida de oração. Não obstante, os horários foram pensados para que toda atividade educacional estivesse envolvida pela força sobrenatural da graça, começando com a Santa Missa no início da jornada, logo seguida de oração pessoal e silenciosa.
A educação clássica, baseada na pedagogia das artes liberais, isto é, o Trivium e o Quadrivium é o modelo e referência para o Centro Cultural. Ao longo dos dois mil anos de catolicismo, o desenvolvimento da linguagem e da lógica de pensamento, seguidos pelo estudo da aritmética, da geometria, da astronomia e da música, além de servirem como base para a educação civil, formaram homens formidáveis como Santo Agostinho, São Jerônimo, São Patrício, Santo Alberto Magno, o próprio Santo Tomás e muitos outros.
À luz dessa tradição tão consolidada estruturou-se e dividiu-se as disciplinas contempladas na grade curricular da seguinte forma: Sob uma perspectiva do Trivium, o ensino da Língua Latina, língua oficial da Santa Igreja e por séculos santificada pelo uso no rito romano, tem por finalidade o desenvolvimento fonológico, linguístico, gramatical, lógico e espiritual. Além do latim, a literatura, a gramática da língua portuguesa bem como a filosofia entram sob esse leque. A literatura com o papel de formação do imaginário moral-simbólico e formação histórica da civilização ocidental; a gramática para o domínio e bom uso da linguagem, oral e escrita, e por fim, a filosofia, com princípios preparatórios à lógica aristotélica.
Em conjunto, a matemática, a música e a educação física foram as disciplinas escolhidas para desenvolver os princípios do Quadrivium. A partir delas há de se demonstrar aos alunos o caráter harmônico e perfeito da criação. Na matemática; desde os princípios elementares até os temas mais abstratos da geometria euclidiana. Na música, a capacidade de percepção da beleza e compreensão dos princípios harmônicos que compõem essa arte e, por fim, a educação física, como forma de desenvolvimento de toda a desenvoltura do corpo em suas capacidades.
Seguros desses princípios, salvaguardamos a competência de revisar sempre os nossos métodos, fazer mudanças, aperfeiçoar esse apostolado visando sempre o melhor aproveitamento de cada educando que a Divina Providência nos confiar.
Nosso modelo pedagógico se estrutura em quatro princípios formativos:
- Vida espiritual em primeiro lugar: formar corações para Deus, com raízes na oração e nos sacramentos.
- Nivelar por cima – Conteúdo: oferecer sempre o que há de mais elevado, conduzindo os alunos ao encontro com a verdade, o bem e a beleza.
- Narrativa oral – Avaliação: a palavra viva como caminho de compreensão, expressão e síntese do aprendizado.
- Acompanhamento próximo (paternidade) – Metodologia: presença real e educativa, sem mediação excessiva das telas — por isso, nossos alunos não possuem celular.
Objetivos gerais:
- Formação Integral: unir a formação intelectual, moral e espiritual, em consonância com os valores cristãos e os desafios do mundo moderno.
- Competências para o século XXI: desenvolver habilidades como pensamento crítico, criatividade, responsabilidade, empatia e solidariedade, com enraizamento humano e espiritual.
- Preparação para a vida e para a eternidade: ajudar cada aluno a descobrir sua vocação e viver com propósito, atuando de forma ética e responsável na sociedade.
- Educação em valores: cultivar virtudes como respeito, responsabilidade, generosidade e amor ao próximo como fundamentos indispensáveis da formação humana.